Dia Mundial da Osteoporose: data faz alerta sobre a doença

/, Dica de Saúde/Dia Mundial da Osteoporose: data faz alerta sobre a doença

A osteoporose é uma doença que atinge os ossos, principalmente das pessoas idosas, sendo mais comum entre as mulheres. Ela é uma doença crônica progressiva, caracterizada por uma diminuição da massa óssea e rompimento da arquitetura óssea, o que compromete a força e propicia fraturas.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens acima de 50 anos sofrem com a osteoporose no mundo. Algumas medidas podem ser tomadas ao longo da vida para prevenir o desenvolvimento da doença, como realizar atividades físicas, tomar sol por alguns minutos todas as manhãs, manter uma alimentação saudável e evitar atitudes que aceleram a perda da massa óssea, como exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e fumar.

Para as pessoas que já tem a doença, praticar a atividade física contribui para a redução do risco de fratura de duas formas: uma, porque a força biomecânica que os músculos exercem sobre os ossos é capaz de aumentar a densidade mineral óssea; assim, exercícios com ação da gravidade parecem desempenhar importante papel no aumento e na preservação da massa óssea. E outra, porque a atividade física regular pode ajudar a prevenir as quedas que ocorrem devido a alterações do equilíbrio e diminuição de força muscular e de resistência. Antes da prática de exercícios mais intensos, é recomendável uma avaliação profissional para estabelecer os limites do paciente.

Algumas dicas podem ajudar na prevenção ou no controle da osteoporose:

• A ingestão de cálcio é fundamental para o fortalecimento dos ossos. Adote uma dieta rica em alimentos com cálcio (leite e derivados, como iogurtes e queijos).

• Exponha-se ao sol de forma moderada. Os raios ultravioletas sobre a pele estimulam a produção de vitamina D, fundamental para a absorção do cálcio pelo organismo. Basta de 20 a 30 minutos de sol por dia, entre 6h e 11h;

• Não fume e evite o consumo excessivo de álcool;

• Independente da idade inicie um programa de exercícios (pode ser caminhada ou musculação, por exemplo). Entre outras vantagens, ajuda a fortalecer os músculos, melhorar o equilíbrio e os reflexos, evitando as quedas;

• Obstáculos como móveis, tapetes soltos e pouca iluminação, podem facilitar quedas e, consequentemente, provocar fraturas em pessoas com osteoporose.

Fonte: Ministério da Saúde
blog.saude.gov.br

2018-10-19T06:19:23+00:00

Leave A Comment