DENSITOMETRIA ÓSSEA

Densitometria Óssea 2017-05-31T13:47:08+00:00

A densitometria óssea é um exame de radiologia que mede, com rapidez e precisão, a densidade dos ossos. O resultado é comparado com padrões para idade e sexo. É um exame simples e rápido, que detecta se você tem ou não osteopenia ou osteoporose. É feito através de um aparelho capaz de medir a massa de determinados ossos de seu corpo, verificando assim a quantidade de perda óssea e o risco de fratura.

É principalmente usada para diagnosticar quadros de osteopenia ou de osteoporose, doenças nas quais a quantidade de cálcio no osso diminui e o risco de fraturas aumenta.

Os objetivos do exame são: avaliar o grau de perda mineral óssea, indicar a probabilidade de fratura, possibilitar a obtenção da curva de perda óssea através do tempo (quando a avaliação é feita periodicamente) e auxiliar no tratamento médico.

O exame tem duração de aproximadamente 15 minutos e pode ser realizado com qualquer roupa, evitando apenas botões, zíper e fivelas de metal.

INDICAÇÕES PARA AVALIAÇÃO DA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA
• Mulheres com idade superior a 65 anos e homens com idade superior a 70 anos.

• Mulheres acima de 40 anos, na transição menopausal e homens acima de 50 anos de idade, com fatores de risco.

• Adultos com antecedente de fratura por fragilidade, condição clínica ou uso de medicamentos associados à baixa massa óssea ou perda óssea.

• Pessoas para os quais são consideradas intervenções farmacológicas para osteoporose.

• Pessoas em tratamento para osteoporose, para monitoramento de sua eficácia.

• Pessoas que não estejam sob tratamento, porém nos quais a identificação de perda de massa óssea possa determinar a indicação do tratamento.

• Mulheres interrompendo terapia de reposição hormonal (TRH).

Preparo Geral: Não é necessário, porém se o paciente toma cálcio, suspender por 3 dias antes do exame.

agenda