RADIOLOGIA DIGITAL

Radiologia Digital 2017-05-31T12:42:01+00:00

A radiografia, também conhecida como Raio-X, é o mais antigo e comum dos exames de imagem. O Raio-X é a maneira mais rápida e fácil de se obter imagens dos ossos. Ele permite determinar o tipo de fratura, demonstrar a posição e a relação entre os fragmentos permitindo optar pelo melhor tratamento e progresso da consolidação.

Este exame difere do tradicional porque as imagens que eram obtidas pela interação dos feixes de raios-X , passaram a ser adquiridas por meio da absorção dos feixes de raios-X por um eficientíssimo detector digital. Para o cliente, o exame continua a ser realizado da forma tradicional. Ele é posicionado diante ou sob o aparelho de raios-x, acompanhado da orientação de um técnico.

A alta sensibilidade do detector e a possibilidade de armazenamento digital das imagens trouxeram grandes vantagens em relação ao sistema antigo, tais como:

• Redução das doses de radiação ionizante expostas aos pacientes e consequentes danos à sua saúde.

• Melhor qualidade e resolução das imagens por meio da redução dos ruídos e pela possibilidade de ajustes das imagens adquiridas através de pós processamentos como ampliações e mensurações das lesões.

• A possibilidade de envio das imagens por meio digital (internet, CD, DVD e outras mídias de armazenamento digital) o que pode ser de grande valia em casos onde o paciente necessite de um atendimento de urgência e/ou fora de sua cidade.

• Armazenamento das imagens por tempo indeterminado e estudos comparativos entre exames anteriores e atuais realizados na nossa clínica.

Além das vantagens diretas aos pacientes anteriormente citadas, reduz os danos ambientais por não utilizar produtos químicos para sua revelação e ainda diminui a devastação de árvores, pois muitas vezes não é necessária a impressão em filmes (a celulose é à base do filme de raios-x).

Preparo Geral: Não é necessário, porém deve-se fazer contato com o agendamento para orientações dependendo do tipo de exame.

agenda