RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Ressonância Magnética 2017-05-24T01:57:23+00:00

O exame de Ressonância Magnética caracteriza-se por reproduzir imagens de grande resolução e clareza de qualquer parte do corpo humano. O aparelho utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência que permitem a formação de imagens, sem a utilização de radiação ionizante.

O exame é bastante simples e sem efeitos colaterais ou prejudiciais à sua saúde. A técnica do exame consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. Durante o exame, o cliente ficará deitado confortavelmente em uma plataforma que desliza para dentro do aparelho.O aparelho emite diferentes sons enquanto realiza as imagens. Tampões de ouvido serão utilizados. É muito importante ficar imóvel neste momento. O tempo médio é de 8-30 minutos, porém alguns exames mais complexos podem levar mais tempo.

Alguns exames de Ressonância Magnética exigem a administração de um contraste – um líquido que acentua as imagens dos seus órgãos e/ou vasos sanguíneos. Depois do exame, o contraste será eliminado do seu corpo através da urina.Caso seja necessário, a qualquer momento o cliente poderá apertar a campainha para se comunicar com o técnico, ou pode solicitar, previamente, a permanência de um membro da família dentro da sala durante a realização do exame. Caso seja necessário, o CEDAV dispõe de procedimento de sedação ou anestesia.A Ressonância Magnética não é recomendada caso o paciente tenha no seu corpo:
• Fragmentos metálicos
• Marca-passo cardíaco
• Clipes de aneurisma cerebral
• Implantes metálicos
• Implantes eletrônicos
• Neuro-estimuladores

Deverá ser informado à equipe técnica ou médico se o cliente tiver realizado qualquer cirurgia ou possua algum outro objeto metálico em seu corpo.
Preparo Geral: Na maioria dos exames não é necessário preparo porém consulte a marcação de exames, pois existem exceções.

agenda