TOMOGRAFIA
COMPUTADORIZADA

Tomografia 2017-05-31T04:35:07+00:00

É um dos métodos mais completos na área de diagnósticos por imagem. É uma técnica que utiliza Raios X que serão captados e transformados em imagens por um computador. O aparelho produz imagens por computador da região a ser examinada, através das quais os médicos podem detectar alterações e doenças do corpo. O exame exame utiliza radiação ionizante com dose calculada para cada paciente, de acordo com a necessidade diagnóstica.

É considerado pelos especialistas médicos como um dos métodos de exame mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente. A Tomografia é rápida, simples e totalmente indolor ao paciente. A Tomografia Computadorizada (TC) utiliza um tubo de Raios X que gira em volta do paciente, fazendo imagens axiais de seu corpo.

Estas imagens são convertidas em um computador em imagens chamadas cortes tomográficos, ou seja, a TC constrói uma série de cortes transversais, posteriormente montadas no computador para formar imagens de órgãos e estruturas internas do corpo do paciente. Essa tecnologia permite a visualização de nódulos e cálculos milimétricos.

Como funciona?
O paciente se deita confortavelmente em uma mesa que desliza através de uma abertura no equipamento de Tomografia. O tubo de Raios X no interior do Tomógrafo gira em torno da mesa obtendo imagens detalhadas que serão posteriormente analisadas pelo médico radiologista.

– Durante o exame, uma equipe especializada permanecerá em contato constante com o paciente passando instruções.

– Em certos exames pode-se fazer necessário o uso de um meio de contraste iodado para mostrar determinadas lesões e vasos de modo mais claro e preciso.

Preparo Geral: Observar jejum de 4 horas inclusive de água. No caso de
necessidade de remédios controlados, pode tomar com um pouco de água.
Observar o preparo nos casos de Diabetes, Asma, Bronquite, Alergias ou gravidez.

agenda