CEDAV

Seja bem-vindo(a) ao CEDAV!

Blog

Quais exames de imagem devem ser feitos durante a gravidez?

A gestação é um período único na vida da mulher, com muitas mudanças no corpo para o crescimento do bebê. E os exames de imagem são importantes para detectar alterações fetais e garantir um pré-natal adequado, revelando aspectos do desenvolvimento do feto que antes passavam despercebidos.

➡ Entre 5 e 11 semanas
O ultrassom obstétrico (ecografia) inicial recomendado no acompanhamento pré-natal, sendo feito entre a 5ª e 11ª semana de gravidez. Ele permite verificar a localização correta do embrião, identificar o número de fetos, avaliar o colo do útero, confirmar a idade gestacional e, dependendo da fase da gravidez, é possível detectar os batimentos cardíacos do bebê.

➡ Entre 11 e 13 semanas
Recomendado entre a 11ª e 13ª semana de gestação, a Ultrassonografia ou Ecografia Morfológica de 1º trimestre permite avaliar a morfologia fetal, fazer o rastreamento de síndromes cromossômicas e identificação precoce de malformações. Através da metodologia Doppler, avalia também os fluxos sanguíneos das artérias uterinas e o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia.

➡ Entre 20 e 24 semanas
Recomendado entre a 20ª e 24ª semana de gestação, a Ultrassonografia ou Ecografia Morfológica de 2º trimestre, permite avaliar detalhadamente as estruturas de cada região do feto (cabeça, pescoço, coluna vertebral, tórax, abdômen, genitália e extremidades), além do líquido amniótico, cordão umbilical e placenta.

➡ Entre 14 e 20 semanas

A Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica de rotina é uma ferramenta vital e é recomendado no acompanhamento pré-natal entre a 14ª e 20ª semana de gravidez. Ele possibilita a avaliação básica da morfologia fetal, da placenta e do volume de líquido amniótico, essenciais para determinar a saúde e o bem-estar do bebê. Indicado tanto para gestações únicas quanto múltiplas (como gêmeos, trigêmeos, etc.).

⚠️ A partir da 16ª semana, o exame também permite identificar o sexo do bebê.

➡ A partir de 24 semanas
A Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica com Perfil Biofisico Fetal é um exame fundamental por sua habilidade em detalhar o comportamento e saúde fetal, sendo recomendado a partir da 24ª semana de gravidez. Ele possibilita a avaliação de alguns parâmetros, como os movimentos fetais, o tônus fetal, movimentos respiratórios, batimentos cardíacos, volume de líquido amniótico e funcionamento do sistema nervoso.

➡ Entre 26 e 40 semanas
À medida que se aproxima o nascimento do bebê, esta fase avançada permite uma visão e avaliação completas do feto no monitor. O US Obstétrica de rotina é aconselhado para o acompanhamento pré-natal entre a 26ª e 40ª semana de gravidez. Ele oferece uma análise detalhada da morfologia fetal, da placenta, e do volume de líquido amniótico, fatores cruciais para assegurar a saúde e o bem-estar do bebê. Também é possível estimar o peso e a altura do feto, assim como identificar sua posição no útero, informação vital para a decisão sobre o método de parto mais adequado.


O CEDAV Mulher possui uma estrutura exclusiva para realizar seus exames e monitorar a saúde da mulher com segurança, conforto e privacidade.

Veja outros artigos

×