CEDAV

Seja bem-vindo(a) ao CEDAV!

Ultrassonografia / Ecografia Obstétrica

Na Unidade Mulher do CEDAV, oferecemos a Ultrassonografia Obstétrica, também conhecida como Ecografia ou Ultrassom. É um método de diagnóstico por imagem indolor e sem radiação ionizante, vital para o acompanhamento da saúde da mãe e do bebê durante a gestação. Os ecos produzidos pelas ondas sonoras de alta frequência produzem as imagens em tempo real do bebê (embrião ou feto) no interior do útero.

Neste exame e de acordo com cada período da gravidez, é possível obter informações sobre idade gestacional, análise morfológica (estrutura e órgãos), sexo do bebê, batimento cardíaco, malformações como lábio leporino e além de detectar problemas cromossômicos como Síndrome de Down. 

Conheça nossa Unidade Mulher

Sobre o exame

Calendário Gestacional

O exame de Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica 1º trimestre oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação ionizante e é indolor, é essencial para monitorar o bem-estar da mãe e do desenvolvimento do bebê. Através das ondas sonoras de alta frequência, são geradas imagens detalhadas do embrião ou feto dentro do útero.

Este é o ultrassom inicial recomendado no acompanhamento pré-natal, sendo feito entre a 5ª e 11ª semana de gravidez. Ele permite verificar a localização correta do embrião, identificar o número de fetos, avaliar o colo do útero, confirmar a idade gestacional e, dependendo da fase da gravidez, é possível detectar os batimentos cardíacos do bebê.

O exame de Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica de Translucência Nucal com Doppler oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação ionizante e é indolor, é essencial para monitorar o bem-estar da mãe e do desenvolvimento do bebê. Através das ondas sonoras de alta frequência, são geradas imagens detalhadas do embrião ou feto dentro do útero.

Recomendado entre a 11ª e 13ª semana de gestação, este exame analisa a mensuração da nuca do feto e a formação do osso nasal para identificar possíveis predisposições a condições genéticas, como a Síndrome de Down. Adicionalmente, o teste avalia o ducto venoso e a comunicação entre os vasos do cordão umbilical e os do feto, bem como o fluxo sanguíneo entre eles através do doppler.

O exame de Ultrassonografia ou Ecografia Morfológica de 1º trimestre oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação ionizante e é indolor, é essencial para monitorar o bem-estar da mãe e do desenvolvimento do bebê. Através das ondas sonoras de alta frequência, são geradas imagens detalhadas do embrião ou feto dentro do útero, sendo um dos principais exames do calendário gestacional.

Recomendado entre a 11ª e 13ª semana de gestação, este exame permite avaliar a morfologia fetal, fazer o rastreamento de síndromes cromossômicas e identificação precoce de malformações. Através da metodologia Doppler, avalia também os fluxos sanguíneos das artérias uterinas e o risco de desenvolvimento de pré-eclâmpsia.

O exame de Ultrassonografia ou Ecografia Morfológica de 2º trimestre oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação ionizante e é indolor, é essencial para monitorar o bem-estar da mãe e do desenvolvimento do bebê. Através das ondas sonoras de alta frequência, são geradas imagens detalhadas do embrião ou feto dentro do útero, sendo um dos principais exames do calendário gestacional.

Recomendado entre a 20ª e 24ª semana de gestação, este exame permite avaliar detalhadamente as estruturas de cada região do feto (cabeça, pescoço, coluna vertebral, tórax, abdômen, genitália e extremidades), além do líquido amniótico, cordão umbilical e placenta.

O exame de Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica de rotina oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação ionizante e é indolor, é essencial para monitorar o bem-estar da mãe e do desenvolvimento do bebê. Através das ondas sonoras de alta frequência, são geradas imagens detalhadas do embrião ou feto dentro do útero.

Este exame é uma ferramenta vital e é recomendado no acompanhamento pré-natal entre a 14ª e 20ª semana de gravidez. Ele possibilita a avaliação básica da morfologia fetal, da placenta e do volume de líquido amniótico, essenciais para determinar a saúde e o bem-estar do bebê. Indicado tanto para gestações únicas quanto múltiplas (como gêmeos, trigêmeos, etc.).

⚠️ A partir da 16ª semana, o exame também permite identificar o sexo do bebê.

O exame de Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica com Perfil Biofisico Fetal oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação ionizante e é indolor, é essencial para monitorar o bem-estar da mãe e do desenvolvimento do bebê. Através das ondas sonoras de alta frequência, são geradas imagens detalhadas do embrião ou feto dentro do útero.

Este exame é fundamental por sua habilidade em detalhar o comportamento e saúde fetal, sendo recomendado a partir da 24ª semana de gravidez. Ele possibilita a avaliação de alguns parâmetros, como os movimentos fetais, o tônus fetal, movimentos respiratórios, batimentos cardíacos, volume de líquido amniótico e funcionamento do sistema nervoso.

O exame de Ultrassonografia ou Ecografia Obstétrica de rotina oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método diagnóstico por imagem, que não utiliza radiação ionizante e é indolor, é essencial para monitorar o bem-estar da mãe e do desenvolvimento do bebê. Através das ondas sonoras de alta frequência, são geradas imagens detalhadas do embrião ou feto dentro do útero.

À medida que se aproxima o nascimento do bebê, esta fase avançada permite uma visão e avaliação completas do feto no monitor. O exame é aconselhado para o acompanhamento pré-natal entre a 26ª e 40ª semana de gravidez. Ele oferece uma análise detalhada da morfologia fetal, da placenta, e do volume de líquido amniótico, fatores cruciais para assegurar a saúde e o bem-estar do bebê. Também é possível estimar o peso e a altura do feto, assim como identificar sua posição no útero, informação vital para a decisão sobre o método de parto mais adequado.

×