CEDAV

Seja bem-vindo(a) ao CEDAV!

Blog

Planejando a gravidez? Saiba quais exames e cuidados você pode tomar para se preparar para a gestação

Ter um filho muda a vida de um casal. E isso acontece antes mesmo da gravidez: os planejamentos financeiros, psicológicos e físicos devem fazer parte do processo pré-gestacional. Se você está planejando uma gravidez, saiba que alguns cuidados com a saúde e exames básicos podem tornar a gestação mais saudável e sem sustos. São medidas simples, que certamente farão muita diferença e vão ajudá-la a se preparar para a gestação.

Check-up do casal
É comum pensar nos exames e cuidados com a saúde da mulher para se preparar para a gestação. Mas, o mais indicado é que o casal passe por um check-up para garantir que tudo ocorrerá bem no processo gestacional. Antigamente, era de praxe que os casais fizessem os chamados “exames pré-nupciais”. Eles ainda são recomendados, pois identificam possíveis doenças infecciosas ou outros problemas de saúde que podem atrapalhar a vida a dois. De qualquer forma, o check-up a dois pode ser feito mesmo após o início da relação. Devem ser avaliados a existência de doenças sexualmente transmissíveis, o grupo sanguíneo e fator Rh e a sorologia para Hepatite B e C. Além disso, o exame de urina poderá indicar infecções no aparelho urinário. O parasitológico (de fezes) pode apontar a existência de parasitas que provocam a perda de nutrientes. Por fim, o exame de glicemia identifica a diabetes ou a propensão ao desenvolvimento da doença.

Exame de sangue
Colesterol, triglicérides, glicose, herpes, doenças genéticas. São muitas as verificações que podem ser feitas por meio de exames de sangue para se preparar para a gestação. São avaliações simples, mas muito importantes que podem garantir a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez. Além disso, a dosagem hormonal também pode indicar alguma alteração que necessite de intervenção antes da fecundação. Por fim, consultar o histórico de saúde familiar do casal é importante para avaliar a propensão ao desenvolvimento de doenças genéticas.

Vacinas
Falando na saúde do casal, é importante que os dois também verifiquem a carteirinha de vacinação. Ela está em dia? Garantir a imunização contra doenças é importante para ambos. Até porque, caso o homem desenvolva algum problema de saúde durante a gravidez da companheira, ele poderá transmitir para ela. Por isso, é necessário confirmar se há alguma dose faltando no esquema vacinal para garantir a proteção dos dois contra doenças.

Exames de imagem
Um dos exames mais aguardados pelo casal após o início da gravidez é, sem dúvida, o primeiro ultrassom. Ouvir as batidas do coração do bebê e ver o desenvolvimento do feto dentro do ventre são experiências inesquecíveis na vida de todo casal que sonhou com a gestação. Mas os exames de imagem devem começar a ser feitos antes da gravidez. Eles vão ajudar a conferir a saúde do útero, das trompas uterinas e dos ovários. Ou seja: é como fazer uma visita à “casa” do feto antes de ele começar a se desenvolver. Dessa forma, é possível garantir que tudo por ali estará bem para recebê-lo.

Transvaginal
O exame transvaginal é solicitado logo no início da gravidez. Mas ele também é um importante aliado para se preparar para a gestação. Da mesma forma que o ultrassom vai apontar as condições uterinas, o transvaginal identifica alterações como cistos ou infecções.

Cuidados com a mama
Os exames preventivos da mulher também precisam estar em dia. O corpo feminino passa por uma grande transformação durante a gestação e é importante que ele esteja saudável para isso. Dessa forma, a mamografia ou até mesmo um ultrassom das mamas poderá ser solicitada pelo médico para garantir que não haja nenhuma alteração. Esses exames ajudam o médico a identificar anomalias na região mamária que possam indicar algum problema de saúde.

Acompanhamento médico
De modo geral, o período pré-gestacional deve contar com acompanhamento médico. Todos os exames necessários para o seu caso só poderão ser recomendados e indicados pelo profissional, conforme o histórico de saúde familiar do casal. Em alguns casos, é possível que outros exames sejam solicitados, assim como alguns podem ser descartados. Além do acompanhamento médico, cabe a você manter uma vida equilibrada com a saúde em dia, para garantir uma gestação saudável e feliz.

O CEDAV Mulher oferece todos os exames de imagens que uma futura mamãe precisa. Tenha uma ótima gestação e conte com gente.

Veja outros artigos

×