CEDAV

Seja bem-vindo(a) ao CEDAV!

Blog

Você sabe a diferença entre adenomiose e endometriose?

Embora a endometriose e a adenomiose compartilhem sintomas semelhantes, são condições distintas. Ambas desencadeiam cólicas intensas e frequentes, sangramento irregular, aumento do fluxo menstrual e do tamanho do útero, além de poderem levar à infertilidade.

O que é adenomiose?
A adenomiose ocorre quando o tecido endometrial invade o miométrio, camada intermediária de revestimento do útero.

O que é endometriose?
A endometriose ocorre quando o tecido endometrial se desenvolve fora do útero, criando aderências quando se fixa a outras estruturas ou órgãos como ovário, bexiga e intestino.

Como diagnosticar?
Se apresentar algum sintoma, é importante procurar um ginecologista para uma avaliação adequada. Em seguida, o médico poderá recomendar a realização da ultrassonografia transvaginal.

Nos dois casos, esse exame é uma ferramenta indispensável, oferecendo uma abordagem detalhada e precisa para o diagnóstico dessas condições ginecológicas complexas.

Quando for realizar seus exames, lembre-se que o CEDAV oferece uma unidade dedicada ao público feminino, onde você tem acesso a diversos exames para o check-up da mulher, com um atendimento feito por uma equipe exclusivamente feminina, desde a recepção até o procedimento. É mais conforto, segurança e privacidade às pacientes.

Veja outros artigos

×