CEDAV

Seja bem-vindo(a) ao CEDAV!

Punções e Biópsias

No CEDAV, oferecemos procedimentos de Punção e Biópsias, que são intervenções cirúrgicas minimamente invasivas para a obtenção de fragmentos de órgãos ou tecidos para análise citológica ou histológica, guiados por imagens que podem ser por ultrassom, tomografia, mamografia ou raios-X, assegurando uma maior precisão durante a coleta. Dependendo da indicação, utilizamos agulhas finas ou grossas para a realização do procedimento, sempre priorizando o conforto e a segurança do paciente.

Agende seus exames no CEDAV

Sobre o exame

O preparo para cada exame é único e varia de acordo com as especificidades de cada procedimento. No momento do agendamento, todas as orientações necessárias serão fornecidas ao paciente para que ele possa se preparar de forma adequada para o exame. Essas informações podem ser enviadas por e-mail ou WhatsApp, ou ainda retiradas em uma das nossas unidades, de acordo com a preferência do paciente.

Principais exames

As Punções e Biópsias oferecidas no CEDAV, em Curitiba, são procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos que permitem a retirada de fragmentos de órgãos ou tecidos para análise histológica ou citológica. Utilizando tecnologias avançadas como ultrassom, tomografia, mamografia ou raio-x para guiar o procedimento, realizamos a retirada desses fragmentos com a utilização de agulhas finas ou grossas, conforme necessário.

Esses exames são cruciais no diagnóstico e monitoramento de diversas condições médicas, incluindo o câncer. Sendo minimamente invasivos, proporcionam uma alternativa mais segura e confortável aos procedimentos cirúrgicos convencionais. Ao optar pelas Punções e Biópsias realizadas no CEDAV, você estará escolhendo um cuidado de alta qualidade e precisão para a sua saúde.

A Biópsia de Mama realizada no CEDAV, também conhecida como Core-Biopsy, é um procedimento cirúrgico de retirada de fragmento de órgãos e tecidos do corpo guiado por imagem (ultrassom, tomografia, mamografia ou raios x) para análise citológica ou histológica.

A biópsia tem como função colher o material de uma lesão para receber a avaliação de um médico especialista no assunto. O exame é muito importante para a detecção de doenças como o câncer de mama, já que quanto mais cedo o diagnóstico da doença, maiores serão as chances de cura.

A Core-Biopsy, ou biópsia por fragmento, é um procedimento em que são colhidas as partes do tecido ao invés das células. É um exame simples, mas um pouco mais invasivo, em comparação com o exame de Punção Aspirativa por Agulha Fina, ou PAAF, usada em lesões de mama. Saiba que esse tipo de exame possibilita um diagnóstico mais precoce, e assim diminui a quantidade de biópsias abertas, e dessa maneira não implica em uma cicatriz que acontece na biópsia aberta.


O procedimento compreende a aspiração de pequenas amostras dos tecidos sólidos, retirados através de uma agulha grossa.


O material coletado segue para a análise anatomopatológica, que fará uma avaliação da doença, se ela é maligna ou benigna, e assim permite que seja elaborado um tratamento para a doença, caso ela existir.


O exame é seguro e não necessita de internação no hospital, com risco de complicação praticamente zero, o que garante uma certa comodidade ao paciente.


O exame é feito a nível ambulatorial, com menor tempo de recuperação, o que garante redução dos custos.

 

×