CEDAV

Seja bem-vindo(a) ao CEDAV!

Ressonância Magnética

No CEDAV, oferecemos o exame de Ressonância Magnética, um aparelho que reproduz imagens de grande resolução e clareza de qualquer parte do corpo humano. Ele utiliza um forte campo magnético e ondas de radiofrequência que permitem a formação de imagens, além disso não utiliza radiação ionizante. Este exame é bastante simples e sem efeitos colaterais ou prejudiciais à sua saúde.

O técnico(a) do exame consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador.

Agende seus exames no CEDAV

Sobre o exame

O preparo para cada exame é único e varia de acordo com as especificidades de cada procedimento. No momento do agendamento, todas as orientações necessárias serão fornecidas ao paciente para que ele possa se preparar de forma adequada para o exame. Essas informações podem ser enviadas por e-mail ou WhatsApp, ou ainda retiradas em uma das nossas unidades, de acordo com a preferência do paciente.

Principais exames

O exame de Ressonância Magnética Cardíaca oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método de diagnóstico por imagem avançado que avalia a anatomia e função do coração, além pesquisar isquemia miocárdica, fibrose, inflamação, tumor entre outras alterações.

O exame de Ressonância Magnética das Mamas oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método de diagnóstico por imagem avançado para avaliação complementar das mamas, seja pela presença de alterações identificadas clinicamente ou em exames convencionais (como ultrassom e mamografia).

O exame de Artrorressonância oferecido no CEDAV, em Curitiba, é uma modalidade especial de Ressonância Magnética (RM) utilizado para diagnosticar e avaliar lesões intra-articulares principalmente do ombro, quadril, joelho, punho, tornozelo, entre outras.

⚠️ Neste exame é realizado uma punção articular para injeção de contraste.

O exame de Ressonância Magnética de Abdome oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método de diagnóstico por imagem avançado que visualiza e identifica alterações no fígado, vesícula biliar, baço, rins, pâncreas, glândulas suprarrenais, estômago e parte do intestino. Na maioria dos casos existe a necessidade de injeção de contraste endovenoso.

O exame de Enteroressonância Magnética oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método de diagnóstico por imagem avançado para avaliação de alterações nas alças intestinais como inflamações, estenoses, fístulas, para diagnóstico e acompanhamento de doenças inflamatórias intestinais (DII), como a Doença de Crohn (DC), Retocolite Ulcerativa (RCU), síndromes disabsortivas, entre outras.

O exame de Ressonância Magnética Multiparamétrica da Próstata oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método de diagnóstico por imagem avançado para identificação e classificação do câncer de próstata. Este método está sendo cada vez mais aplicado na detecção de tumores prostáticos de natureza mais agressiva, permitindo a determinação precisa de sua localização, tamanho e características distintivas.

O exame de Ressonância Magnética (RM) precisa ser realizado com o paciente parado, na mesma posição, do início ao final do procedimento. Por isso, em alguns casos, a sedação é recomendada, como: para crianças, pessoas com claustrofobia e pacientes que sentem muita dor ao ficar na mesma posição durante o exame.

É um exame não invasivo, com visualização em alta resolução de qualquer parte do corpo, que emite ondas de radiofrequência que permitem a formação de imagens, sem a necessidade de radiação ionizante.

×