O check-up cardiológico pode ser feito em qualquer idade, especialmente quando há fatores de risco ou histórico familiar. Mesmo sem nenhum fator de risco aparente, recomenda-se que o check-up cardiológico seja iniciado por volta dos 35 anos, já que essa idade marca o aumento natural do risco de doenças cardíacas.
Se você não tem problemas no coração e está fora do grupo de risco, o check-up anual deve ser realizado a partir dos 35 anos, no caso dos homens, e após a menopausa nas mulheres.
Durante a consulta, além de perguntas sobre hábitos de vida, alimentação e doenças atuais, o médico realizará uma série de exames para avaliar a saúde do seu coração. Entre os principais exames estão:
➡️ Eletrocardiograma: Avalia o ritmo dos batimentos cardíacos.
➡️ Teste ergométrico: Investiga possíveis arritmias e o comportamento da pressão durante exercícios físicos.
➡️ Ecocardiograma: Analisa a contração do músculo cardíaco, o movimento das válvulas e as medidas das cavidades cardíacas.
Os principais fatores de risco que devem ser considerados incluem:
➡️ Obesidade
➡️ Hipertensão
➡️ Colesterol alto
➡️ Diabetes
➡️ Morte súbita na família
➡️ Histórico familiar de infarto ou AVC
➡️ Histórico familiar de doenças cardiovasculares
Se você apresenta algum desses fatores de risco, é importante consultar um médico cardiologista, independentemente da sua idade. O médico irá avaliar sua saúde e, se necessário, indicar os exames adequados. Quando for realizar seus exames, conte com o Cardio CEDAV.