CEDAV

Seja bem-vindo(a) ao CEDAV!

Blog

Você já ouviu falar em DTM? Saiba o que é, suas causas e dignóstico

A sigla DTM significa disfunção da articulação temporomandibular e trata-se de uma alteração da articulação que permite os movimentos de abertura e fechamento da boca. Normalmente, ela é caracterizada por dor local ou a distância, estalos ao fazer esses movimentos, dores de cabeça, na nuca ou nos ouvidos e até pressão nos olhos. Em casos mais graves, a mandíbula pode ficar “travada” e impedir a abertura ou o fechamento da boca. Mas como identificar essa disfunção e tratá-la? Além da análise clínica, alguns exames podem ajudar nesse processo.

Se você apresenta um ou mais sintomas descritos acima, é possível que você tenha DTM. Mas quem, de fato, pode confirmar a disfunção é o seu dentista. Para isso, ele vai fazer uma análise clínica, com base nas queixas que você apresentar, e também solicitar um exame de imagem. Um dos exames indicados para identificar a DTM é a tomografia.

 

Conheça a Tomografia Odontológica (dentária)

No CEDAV, oferecemos o exame de Tomografia Odontológica (dentária), um método de diagnóstico por imagem não invasivo utilizado para avaliar as estruturas da boca e áreas próximas, incluindo os ossos, seios faciais e outras estruturas anatômicas.

Esta técnica oferece a visualização de estruturas em camadas, focando especialmente nos tecidos mineralizados, proporcionando uma clareza notável, que revela irregularidades de maneira tridimensional.

Com a Tomografia Odontológica (dentária), o(a) profissional de odontologia tem a capacidade de realizar uma avaliação detalhada de certas condições, eliminando sobreposições e restrições típicas de exames radiográficos bidimensionais, o que conduz a um diagnóstico mais acurado.

A DTM é uma condição multifatorial e, por este motivo, os exames são importantes. Quem deve fazer a indicação mais apropriada de acordo com cada caso é o dentista. Procure por um profissional de sua confiança e no caso de necessitar da Tomografia Odontológica, o CEDAV oferece este exame com toda a precisão e conforto.

Veja outros artigos

×