CEDAV

Seja bem-vindo(a) ao CEDAV!

Blog

Cuidado de Mãe: os preparativos começam antes mesmo de engravidar!

É muito importante se preparar para ser mãe! As mudanças físicas e psicológicas para uma mulher logo no início da gravidez são muito grandes e quanto mais ela estiver preparada para viver esta fase, mais tranquila e feliz será sua experiência com a maternidade.

O primeiro passo ao tomar esta decisão é a escolha do médico(a) que vai acompanhar a mulher por toda esta fase, geralmente ginecologista e/ou obstetra. Muitas vezes existe a indicação de amigas, irmãs ou até mesmo grupos de redes sociais, não é mesmo? O ideal é que a mulher se sinta segura com a sua escolha e permaneça com o mesmo médico (a) ao longo da gravidez, pois ele (a) terá acesso a todo histórico e eventos desta fase.

Uma investigação sobre o histórico da saúde familiar dos futuros pais será realizada, bem como hábitos de alimentação e atividades físicas da mãe também serão abordados. Além disso, uma bateria de exames, chamados pré concepcionais, serão solicitados pelo médico(a). Estes exames são muito importantes pois irão mostrar se o organismo da mulher está preparado para uma gestação e, havendo qualquer alteração nos diagnósticos dos exames ou riscos eminentes, o médico(a) irá apontar o melhor caminho para o tratamento e solução dos problemas apontados.

Além exames dos laboratoriais, a Ultrassonografia Ginecológica Transvaginal, que é um exame de imagem, também é recomendada, pois avalia os órgãos do sistema reprodutor feminino (útero, endométrio e ovários).

O exame de Ultrassonografia ou Ecografia Pélvica Transvaginal oferecido no CEDAV, em Curitiba, é um método de diagnóstico por imagem indolor e sem radiação ionizante. Esse exame é usado para avaliar detalhadamente o sistema reprodutor feminino, incluindo útero, endométrio e ovários.

Os ecos produzidos pelas ondas sonoras de alta frequência produzem as imagens em tempo real que são analisadas pelo médico. O exame é realizado com a introdução de uma sonda envolvida por preservativo e gel lubrificante na cavidade vaginal.

A Ultrassonografia Pélvica Transvaginal é um exame complementar à Ultrassonografia Pélvica Ginecológica, pois permite um contato mais próximo com os órgãos internos, resultando em uma avaliação de maior precisão. Este exame é capaz de detectar uma série de condições, incluindo endometriose, pólipos endometriais, miomas, gravidez ectópica e tumores ovarianos.

Além disso, no início da gestação, a Ultrassonografia Pélvica Transvaginal pode ser utilizada para avaliar a implantação do embrião e estimar o tempo de desenvolvimento da gestação.

Na Unidade Mulher do CEDAV, em Curitiba, temos um ambiente especialmente projetado para entender as necessidades das mulheres, pois é totalmente atendido por nossa dedicada equipe feminina. Esse ambiente promove uma sensação de conforto e confiança, proporcionando um atendimento sensível e personalizado.

 

Veja outros artigos

×